Fotolia apresenta novo Artista Serial Cut (Sergio Del Puerto)



Comunicado de Imprensa


«Faux tiroirs»
  para grandes curiosidades

O Fotolia apresenta Sergio Del Puerto, mais conhecido como Serial Cut,
o 9º artista digital da Coleção TEN, 2ª temporada



A sua criação «Faux tiroirs» estará disponível gratuitamente e durante 24 horas
em formato PSD, na terça-feira 10 de setembro em  



Lisboa, 2 de setembro – Depois da divulgação em agosto do primeiro artista secreto, Lydia Baillergeau e do seu motion design, a 2ª temporada da Coleção TEN está de volta e recomeça em Espanha onde iremos conhecer o 8º artista internacional:  Sergio del Puerto, mais conhecido como  Serial Cut, o nome do seu atelier de design. A sua criação inédita, «Faux tiroirs» poderá ser descarregada gratuitamente com o formato PSD, durante 24 horas, na terça-feira dia 10 de setembro em www.tenbyfotolia.com.



Gabinete de curiosidades dos tempos modernos 


A sua ambição para a TEN 2: criar o efeito «Wow»! Quer dizer prender o espetador desde o primeiro olhar. «Um criativo deve antes de tudo surpreender visualmente ou conceptualmente, pouco importa. Mas o compromisso criativo tem de ser potente e singular.» 
Depois de ter atraído a atenção do público, Serial Cut gosta de levá-lo para uma segunda leitura da sua obra, mais detalhada e rebuscada. «Gosto quando as pessoas se comprazem em observar uma imagem, procurar detalhes,  indagarem o que será real ou digital, etc»
Foi precisamente o que ele procurou fazer com a sua obra «faux tiroirs». Inspirado nos gabinetes de curiosidades recorrentes durante o Renascimento, a criação do Serial Cut está repleta de detalhes: membros humanos nos quais se entrelaçam tanto utensílios do quotidiano como árvores, tubos, uma grelha, homenzinhos azuis, etc.  Um bric à brac enigmático, insólito e excêntrico que convida o espetador a deambular e a perder-se no labirinto sinuoso da imaginação fértil do artista.  
Este estranho laboratório exigiu inúmeras técnicas aliadas a fotomontagens no Photoshop assim como a utilização do programa gráfico 3D, Cinema 4D. O desafio consistiu em harmonizar a luz e o esquema de cores das fotografias utilizadas do Fotolia que já tinham sido retocadas pelos próprios autores, com as imagens criadas em 3D. «Tivemos de ter em conta todos esses constrangimentos e trabalhar novamente certas fotos dado que uma má iluminação ou um reflexo mal orientado seria imediatamente notado e inviabilizaria o realismo da cena.»   
Cruzamento entre surrealismo, cultura pop e luxo... 
 «Com a ironia como bónus adicional», acrescenta Sergio del Puerto quando define o seu trabalho.  A sua liberdade artística é incontestavelmente uma consequência da sua liberdade de tom. O artista assume as referências artísticas dos seus trabalhos e sabe quando deve recusar projetos para os quais não se sente inspirado. «A capacidade e a vontade de desenvolver e de defender os seus próprios projectos caracterizam um bom designer. O que é mais difícil mas imprescindível é ter a sua própria identidade visual e um estilo autêntico».
Este «fazedor de imagens», como ele se descreve, é um autodidata que encontra a sua fonte de inspiração em tudo o que o rodeia; na arte tanto moderna como clássica, nomeadamente Magritte, na arquitetura e no design mas também nos filmes e séries, em particular os Monty Python, ou ainda nas recordações de infância... «Quando era pequeno não percebia o prazer que sentiam os outros rapazes em encenarem lutas imaginárias com bonecos, quando o que mais me aprazia era colocá-los à minha frente para tirar fotografias. Hoje em dia, ainda gosto de criar cenas da vida e imortalizá-las com uma foto.» 
Ao encontro do artista
Foram filmados dois vídeos no país do artista, legendados em 12 idiomas. O que apresenta o seu universo pode ser visualizado em primeira mão na página de Facebook dedicada à Coleção TEN a partir de 6 de setembro. O outro, que revela as suas técnicas de criação, poderá ser visto no dia em que estará disponível o PSD gratuito, terça-feira 10 de setembro em www.tenbyfotolia.com.
O vídeo de apresentação do artista já se encontra disponível Aqui

Para consultar o site do artista: http://www.serialcut.com/



Sobre o Fotolia 
Banco de imagens líder na Europa, o Fotolia propõe uma coleção online de 21 milhões de fotografias, ilustrações vetoriais e de vídeos HD livres de direitos. Criado em 2004 por empreendedores franceses, o Fotolia tem por vocação democratizar o acesso às imagens e propõe conteúdos profissionais à partir de 0,75€, para qualquer utilização, sem limite de reprodução ou de tempo e em qualquer parte do mundo. 
Além de propor imagens de fotógrafos e criativos profissionais, o Fotolia propõe igualmente imagens de agências fotográficas reconhecidas mundialmente. Conta entre os seus clientes com agências de comunicação, organismo de imprensa, editores, administrativos, organismos oficiais, como também pequenas e médias empresas de todos os ramos. O Fotolia tem atualmente 4 milhões de membros. Os seus serviços são propostos em 12 idiomas e em 22 países onde está implementado fisicamente. 
Para mais informações, visite www.fotolia.com, rubrica “Média Center” 

Sobre a Coleção TEN:
TEN é um projeto criativo, digital e pedagógico criado pelo Fotolia em 2011, visando democratizar a arte digital. TEN, como 10 artistas, 10 países, 10 meses e 10 PSDs. Este projeto sem precedentes permite a qualquer utilizador de internet descarregar, gratuitamente durante 24 horas, o ficheiro original em formato PSD de dez dos melhores artistas digitais do mundo revelando assim as suas técnicas de trabalho e influências culturais. Cada utilizador poderá aceder ao conjunto das camadas, elementos gráficos e efeitos de estilo contidos em cada PSD, podendo adaptá-los para utilizar nos seus próprios trabalhos. Essa iniciativa comunitária nasceu de uma cooperação entre o Fotolia e outras duas comunidades gráficas: Wisibility e Amkashop. TEN também recebe o apoio de parceiros internacionais, como Adobe, Behance, Wacom, Influencia, Tuto, M2iformation, Roland et Datacolor.
Saiba mais em www.tenfotolia.com

Contacto para a Imprensa: 
Fernanda Basilio - Fotolia Portugal 
+351 968701497 
fernanda@fotolia.com 

Comments

Popular Posts